BLOG / Coaching

Sua equipe é o reflexo da sua liderança

01/01/2018

Você é somente tão bom, quanto seu time é!

Fala galera, tudo bem?

Este texto reflete bem o impacto do Coaching na performance de um líder e principalmente, sobre um time inteiro! Não deixe de ler!

 

Ao longo do tempo, tenho trabalhado com alguns líderes, como um professor e Coach. Um cliente, Pedro (nome fictício), em particular ainda é um dos meus favoritos. Ele é quem mostrou a maior melhora - e ele é o único com quem passei menos tempo.

Pedro era diretor de uma empresa com mais de 100 funcionários. Seu CEO reconheceu seus talentos e me pediu para ajudar Pedro a expandir seu papel, fornecer mais liderança e construir sinergia em toda a organização. Pedro envolveu sua equipe com entusiasmo neste projeto. Cada pessoa assumiu a responsabilidade pela criação de sinergias positivas com colegas inter-organizacionais.

Eles relataram regularmente seus esforços, aprenderam com seus colegas e compartilharam o que aprenderam. Eles agradeceram as pessoas por ideias e sugestões e seguiram para garantir uma implementação efetiva. O que eu acho interessante é que de todos os clientes que eu já treinei, Pedro é o cliente que passei a menor quantidade de tempo.

Essa relação inversa entre nosso tempo gasto juntos e ele e sua equipe ficando melhor foi muito intrigante e confesso que não me senti muito bem com isto. No final do nosso projeto, eu disse a Pedro sobre essa observação. "Eu acho que passei menos tempo com você e sua equipe do que qualquer equipe que já treinei, mas você e sua equipe produziram os resultados mais dramáticos e positivos. O que devo aprender com a minha experiência?"

Pedro pensou na minha pergunta. "Como coach", disse ele, "você deve perceber que o sucesso com seus clientes não é tudo sobre você. É sobre as pessoas que escolhem trabalhar com você. "Ele riu; Então ele continuou: "De certa forma, eu sou o mesmo. O sucesso da minha organização não é sobre mim. É tudo sobre as grandes pessoas que estão trabalhando comigo."

Há uma grande diferença entre empreendedores e líderes. Para o grande realizador, talvez alguém na equipe de Pedro, o foco é tudo sobre "mim" e alcançar objetivos individuais. Para Pedro, um dos maiores líderes que eu já conheci, a liderança é tudo sobre "eles" e seu sucesso. Ele verdadeiramente exemplifica o provérbio frequentemente citado, diz: "O melhor líder, as pessoas não percebem. Quando o trabalho do melhor líder é feito, as pessoas dizem, Nós mesmos fizemos."

Isso não é o que a maioria da sabedoria convencional da liderança dita. A maioria da literatura de liderança exagera, inclusive enfatiza a contribuição do líder. A implicação é que tudo começa com o líder, que ele é responsável pela sua melhoria, ele orienta você para a vitória, sem o líder não há navegador.

Verdadeiramente grandes líderes, como Pedro, reconhecem quão tolo é acreditar que um líder é a chave para o sucesso de uma organização. Os melhores líderes compreendem que os resultados a longo prazo são criados por todas as grandes pessoas que fazem o trabalho - e não apenas a pessoa que tem o privilégio de estar no topo.

E você o quanto conhece e procura identificar as grandes pessoas que trabalham com você? Espero que tenha feito sentido para você como fez para mim!

 

Abraços, Juliano gazola
Master Coach & Trainer

PESQUISAR

CATEGORIAS

POSTS MAIS LIDOS

O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×