BLOG / Inovação

Dores do Crescimento: framework do estágio de crescimento da sua empresa

29/09/2018

Toda empresa de alto crescimento vive o descompasso entre a estrutura existente hoje e o que ela precisa desenvolver para avançar na mesma velocidade. Nesse infográfico, identifique qual o estágio de crescimento da sua empresa — e qual área deveria sua prioridade estratégica.

Se você está vivendo um período de crescimento acelerado, é provável que alguma das situações abaixo seja realidade:

  1. As pessoas sentem que não existem horas suficientes no dia para fazer tudo o que é preciso ser feito;
  2. As pessoas gastam boa parte do tempo apagando incêndios;
  3. As pessoas não sabem bem o que as outras estão fazendo;
  4. As pessoas não têm clareza da visão de futuro e os objetivos da empresa;
  5. tecnologia disponível não suporta as necessidades de produtividade do time;
  6. As pessoas pensam que precisam fazer sozinhas se quiserem algo bem feito;
  7. A maioria acredita que reuniões são uma perda de tempo;
  8. Quando há planejamento, existe pouco acompanhamento, por essa razão poucas coisas são feitas;
  9. Algumas pessoas se sentem inseguras em relação ao seu espaço na organização;
  10. A empresa continua crescendo em vendas, mas não em lucros.

Identificou pelo menos uma das situações acima acontecendo na sua empresa? Fique tranquilo, esse é um sinal de que ela está sofrendo as dores de crescimento. Essas dores são sintomas da lacuna que existe entre a infraestrutura necessária para o desenvolvimento da empresa e aquela existente no momento.

As dores de crescimento indicam que a empresa cresceu além da infraestrutura suportada e precisa desenvolver sistemas, processos e novas estruturas para suportar o novo tamanho.

Na prática, toda empresa é formada por um conjunto de áreas e sistemas que trabalham de forma harmônica para possibilitar o crescimento. A esses sistemas, Eric G. Flamholtz e Yvonne Randle, autores do livro Growing Pains, dão o nome de Pirâmide do Desenvolvimento Organizacional.

A chave para transição e superação das dores de crescimento está, portanto, no entendimento dessa pirâmide e na identificação do estágio de crescimento que sua empresa se encontra. Dessa forma, você será capaz de enxergar, entre todos os incêndios a serem apagados, quais são inadiáveis e fundamentais para sua empresa dar o próximo passo.

New Venture


Sinais de que você está nesse estágio de crescimento:

  • Você criou um produto ou serviço para atender uma necessidade real do mercado
  • Testou sua solução com alguns potenciais clientes e provei a viabilidade de atender esse mercado
  • Tem uma operação razoavelmente bem formatada para produzir, entregar e distribuir

Checklist do empreendedor

Estratégia

  • Definir conceito do negócio e core da estratégia
  • Definir missão, visão e valores
  • Desenhar o esboço do planejamento estratégico para desdobrar em metas básicas de acompanhamento
  • Conhecer os concorrentes e possíveis substitutos
  • Definir estratégia de localização da planta fabril, para o caso de indústrias

Marketing e Vendas

  • Identificar e definir segmento de mercado
  • Validar a solução com os clientes para entender qual é o seu job to be done
  • Construir funil de vendas e testar canais de maior atração
  • Definir identidade visual como unidade básica para o branding
  • Definir indicadores de satisfação dos clientes
  • No caso de SaaS, acompanhar a taxa de churn dos clientes a cada mês

Gestão de Pessoas

  • Encontrar possíveis sócios
  • Selecionar e recrutar o time fundador

Operações

  • Desenvolver produto ou serviço
  • No caso de produtos de tecnologia, criar roadmap de desenvolvimento
  • Criar estrutura básica de tecnologia para servidores, sistemas e infraestrutura
  • Desbravar fornecedores, estoque e suprimentos

Finanças

  • Acessar capital inicial vindo de investimento anjo, empréstimos ou capital semente
  • Organizar contabilidade básica: impostos, orçamento, capital de giro e fluxo de caixa
  • Definir modelo de receita e cobrança

Expansão


Sinais de que você está nesse estágio de crescimento:

  • O crescimento das vendas me faz ter que contratar muitas novas pessoas, adquirir recursos e expandir a infraestrutura constantemente
  • A operação da empresa (produção, controles, tecnologia, logística, aquisições, contabilidade) não comporta o volume de vendas atual
  • O turnover aumenta repentinamente bem no momento em que a empresa precisa de mais pessoas

Checklist do empreendedor

Estratégia

  • Replicar a fórmula que deu certo durante a fase de New Venture, adaptando o modelo para ganhar escala.

Marketing e Vendas

  • Criar uma estratégia de marketing on e off
  • Desenvolver a estratégia de marca
  • Consolidar estratégia de precificação
  • Ampliar portfólio de produtos com gestão de categorias
  • Aumentar os canais de vendas
  • Desenhar oportunidades de venda cruzada (cross selling)
  • Estruturar área de vendas e ferramentas que aumentam eficiência

Gestão de Pessoas

  • Recrutamento e seleção de talentos para expansão com alta afinidade cultural
  • Formação das primeiras lideranças no caso de indústrias

Operações

  • No caso de B2C, fazer a gestão do Ponto de Venda (PDV)
  • Organizar a gestão da qualidade, de estoque, suprimentos e fornecedores
  • Criar uma estrutura de SAC e Customer Success

Finanças

  • Segunda rodada de acesso a capital, se necessário para financiar o crescimento
  • Construir orçamento anual
  • Alto risco de crise financeira por gestão do fluxo de caixa
  • Definição de processos de cobrança para diminuir inadimplência

Profissionalização


Sinais de que você está nesse estágio de crescimento:

  • Apesar do crescimento, não há objetivos, metas, planejamento e controle bem definidos
  • A equipe de gestores da empresa é mais executora do que líder de equipes
  • Existe um orçamento anual formal e um sistema de controle financeiro acessível aos gestores

Checklist do empreendedor

Estratégia

  • Definir o modelo de expansão da empresa seja por diversificação, franquia, novos canais, internacionalização ou aquisição de outras empresas
  • Criação de um Conselho para aumentar a transparência e fortalecer práticas de governança

Marketing e Vendas

  • Blindar a marca de concorrentes
  • Construir uma máquina de vendas previsível, lucrativa e escalável

Gestão de Pessoas

  • Profissionalização da gestão e segundo nível de lideranças
  • Controle de turnover do time com plano de carreira e plano de desenvolvimento
  • Avaliação de performance 360º e feedbacks estruturados

Operações

  • Desenvolvimento de sistemas de gestão como CRM
  • Adaptação da infraestrutura de tecnologia para o novo tamanho e necessidade de crescimento da empresa

Finanças

  • Auditoria
  • Planejar implementação de ERP
  • Controle da rentabilidade por linha e serviço

Consolidação


Sinais de que você está nesse estágio de crescimento:

  • As pessoas que estão na empresa hoje não conheceram as pessoas que fizeram parte da primeira equipe.
  • A mentalidade do fundador que levou a empresa a crescer e se firmar no mercado precisa ser resgatada porque foi diluída com o tempo e o crescimento.
  • A burocracia e a complexidade são as grandes vilãs do crescimento da empresa.
  • As vozes do time da linha de frente são perdidas quando a complexidade da hierarquia cresce.
  • As decisões tomadas pelos executivos não têm mais o peso pessoal, com as devidas consequências.

Checklist do empreendedor

Estratégia

  • Consolidar mercado
  • Planejar estratégia de fusão e/ou aquisição
  • Definir novos mercados e/ou novas linhas de produto
  • Internacionalização
  • Revisar da visão de longo prazo
  • Preparar o plano para venda da empresa ou IPO

Marketing e Vendas

  • Definir estratégia de internacionalização
  • Contratar da força de vendas nos mercados fora do país
  • Replicar a máquina de vendas em outros mercados
  • Fazer campanhas de marketing voltadas à construção de uma marca forte

Gestão de Pessoas

  • Transição do empreendedor de líder para Guardião da Cultura
  • Desenvolvimento de novas lideranças
  • Preparação do plano de sucessão

Operações

  • Gerenciar nível de serviço e eficiência na entrega
  • Sistemas e ferramentas de gerenciamento de processos para aumentar a produtividade
  • Garantir atendimento de qualidade com o time operacional

Finanças

  • Definição de linhas de financiamento e endividamento
  • Gestão de risco de crédito
  • Possível internalização da contabilidade
  • Preparação para possível IPO
  • Auditoria
  • Captação de investimento para rodadas series C

Em paralelo ao processo de crescimento da empresa, existe também a transição do modelo de gestão, que exige do empreendedor novas habilidades para profissionalizar o modo como o negócio é conduzido e levá-lo ao próximo estágio.

Cada estágio da sua empresa exige também um novo você. A capacidade do empreendedor se reinventar, priorizar e tomar decisões sobre os pontos críticos de cada fase do negócio torna-se o grande diferencial na criação de empresas de alto crescimento.

Fonte: Endeavor Brasil

PESQUISAR

CATEGORIAS

POSTS MAIS LIDOS

O seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para ter uma melhor experiência e visualização deste site. Atualize o seu navegador agora

×